Criança Feliz

jesus

Cachoeira

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Condicões de higiene

Escola: Estadual Jacy Alves de Barros
Cursista: Alenice Rosa Sousa
Serie: 4° ano Matutino
Tema: Condições de higiene
Duração: 2 aulas
Unidade 4 – Currículo, Projeto e Tecnologia: Aula usando recurso da TV ESCOLA: Integrado as mídias na prática pedagógica.
Vídeo: Condições de higiene

Assim como em outras unidades escolares, na escola Jacy Alves uso dos meios tecnológicos existentes também tem nos auxiliado no processo de ensino – aprendizagem. Os vídeos da TV ESCOLA proporcionam um aproveitamento maior dos conteúdos trabalhados, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras, isso porque a linguagem é de fácil compreensão.
Escolhemos um vídeo sobre condições de higiene que pudesse mostrar aos alunos os bons e os maus hábitos desenvolvidos pelo individuo e suas conseqüências. Um dos objetivos principais foi mostrar que a questão da higiene não é uma questão individual, mas coletiva, pois envolve todos os elementos de um mesmo grupo. O vídeo trouxe uma comparação entre as condições de higiene de sociedades antepassadas com a sociedade atual, mostrou que muitos hábitos eram baseados em crenças religiosas.
Os alunos puderam comparar algumas condições de higiene com as condições encontradas em seu bairro, na escola e em sua cidade. Todos gostaram de confrontar o vídeo com o que tínhamos trabalhado durante as aulas.
A experiência foi bastante produtiva, pois o vídeo mostrava a realidade de várias sociedades, e sempre trazia uma reflexão sobre o que podemos fazer para desenvolvermos bons hábitos de higiene para assim termos uma sociedade mais saudável.
Socializamos o vídeo ouvindo a opinião de cada um. Várias questões foram levantadas, tais como: o que são hábitos de higiene individuais e coletivos? Você pode fazer alguma coisa para ajudar na manutenção da higiene em sua comunidade? E em casa, o que os pais tem feito para contribuir com isso? E na escola? Etc.
A contribuição dos alunos foi excelente, mostraram interesse e motivação pela aula que contribuiu com a conscientização dos cuidados com o meio em que eles vivem e com eles mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário